quinta-feira, 24 de abril de 2014

Pudim de Farelo de Aveia



Toda dukaniana(o) que se preze, sabe da importância do farelo de aveia na dieta Dukan, mas ainda assim, eu garanto, tem muita gente que torce o nariz para ele, rs. Confesso que a inspiração para fazer esse pudim, não foi por conta desses "narizes torcidos", rs, mas convenhamos, ele vem bem a calhar não é? :)
A idéia desse pudim foi uma tentativa frustrada, mas não menos deliciosa, de trazer a tona a lembrança de um sabor da infância, um pudim(ou bolo) que aqui na minha cidade conhecemos como "mironga". Acho que originalmente a "mironga " é feita com pão dormido, mas não tenho certeza. Eu sempre comia mironga na casa de uma vizinha da mamãe que hoje se aventura pela dieta Dukan, mas não muito seriamente, rs(se ela ler isso eu to lascada, rs). Fato é que, eu não consegui reproduzir o sabor do meu adorado pudim da infância, mas consegui um doce de sabor tão adorável quanto aquele que ainda consigo recordar. Quer arriscar fazer? Eu fiz assim:


PUDIM DE FARELO DE AVEIA DA PENHA


No ataque, use lowçucar na calda
Ingredientes:


3 copos de leite desnatado(deve ter 200 a 240 ml de medida)
4 colheres das de sopa de farelo de aveia(isso você decide, um pouco mais ou menos não deve fazer tanta diferença)
adoçante a gosto

Primeiro eu fiz um mingau(ô nome esquisito, eu me sinto meio boba quando falo "mingau", rs).



Deixei esfriar e coloquei no liquidificador.

4 ovos(retire as películas da gema)
3 colheres das de sopa de leite em pó desnatado
1 colher de sopa de extrato de baunilha(sim, eu uso extrato apesar de conter álcool, pode usar essência a gosto - PS: fiquei sabendo que a essência também contém álcool, :P)
O mingau frio

Bata bem esses ingredientes. Experimente se está doce a seu gosto. Coloque em uma fôrma previamente caramelizada(usei união fit(fase 3), mas pode ser lowçucar). 
Leve para assar em banho maria(eu vou fazer outra vez e vou assar sem o banho maria para ver no que dá, rs). O tempo de cozimento é o mesmo de pudim normal, como eu deixo o forno a 180° demora um pouco.
Leve a geladeira para gelar. Antes de desenformar, aqueça o fundo da fôrma. Escolha uma vasilha mais adequada do que a minha para colocar seu pudim. A boca do meu prato era menor que a fôrma, rs, e claro que deu ruim... meleca!!




Gele mais um pouco até a hora de servir e depois experimente esse novo sabor, hummmm





Visite a fan page no facebook, clique aqui

Elas testaram minha receita, com muito êxito como podem ver, rs

Denise Souza/@dukanianas




Zilda Souza/@dukanbrasil


Eunice Assis/@dukanianas(feito no micro)


Nenhum comentário:

Postar um comentário