terça-feira, 15 de abril de 2014

Feliz Páscoa... e receitinhas



Oi Pessoal...

Já estou entrando no clima de feriadão, e já  estou me preparando para viajar na quinta feira cedo. Vou para a região serrana aqui do meu estado e não tenho certeza se conseguirei um bom sinal de internet por lá, por isso, resolvi fazer a postagem de Páscoa, que preparei para  nós, hoje mesmo. 
Independente do significado que a Páscoa tenha para vocês, eu quero lhes desejar os melhores de votos de saúde, de vida boa. Quero desejar que cada dia seja para você um renascimento, que Deus nosso senhor possa acompanhar sua caminhada e renovar sua fé(seja qual for) a cada dia.
Celebrando esse dia ou não, acho que o domingo será um bom dia para comer bolo nem passa pela minha cabeça comer chocolate, rs e a minha sugestão de hoje é bolo de cenouras. 
Eu tenho uma maneira peculiar de fazer bolo de cenouras, e quando eu decido fazer esse bolo, as coisas acontecem de um modo diferente, rs, você vai ver. :) mas eu vou logo avisando que aqui o negócio é do tipo: "uma cenoura, duas utilidades", rsrsrsrs

Bolinhos de Cenouras(utilidade 1)

Meu marido sempre compra muiiiiitttassss cenouras(acho que é toc, rs), e quando eu vejo que não vamos dar conta antes que estraguem, eu passo-as na centrífuga, e faço gelinhos de sumo de cenoura(faço o mesmo com gengibre). Esse gelinho serve para fazer suco com couve ou puro, ou serve para turbinar meu chá verde que tomo todas as manhãs(também coloco gelinho de gengibre as vezes). Como iremos viajar, eu não quiz fazer gelinhos e decidi fazer os bolinhos para levar na viagem, mas o processo de centrifugar, eu não abri mão e assim obtive o extrato(sumo) e o bagaço.



Com o extrato(o sumo) eu fiz os bolinhos, e usei:

8 colheres(sopa) de farelo de aveia
3 colheres(sopa) de fibra de soja ou pis(tive que completar com o amido, minha fibra não deu)
3 colheres(sopa) de leite em pó desnatado
3 colheres(sopa) de adoçante culinário(ou a seu gosto)
3 ovos pequenos(retire a película da gema)
1 colher(chá) de requeijão zero ou cream cheese(usei o cream cheese, talvez nem faça diferença usar ou não)
150 a 200 ml do extrato(sumo) de cenoura(coloque 150 ml e se precisar coloque mais um pouquinho)
1 colher de fermento em pó
OBS: eu coloquei uma colher de fibra de trigo, pois ajuda meu trânsito intestinal.

Na batedeira ou no liquidificador bata os ovos e o extrato de cenoura. Acrescente os outros ingredientes e bata bem, deixando o fermento por último. Distribua em forminhas e asse em forno moderado(180°) por cerca de 40 minutos.



Como eu estou na fase 4, eu coloquei gotas de alfarroba(pode na fase 3);


e a frescurinha verde da cobertura, nada mais é do que cream cheese batido com uma colher de leite condensado fake e 2 gotas de corante alimentício verde.




Agora vamos ao bagaço, rs.

Pudim de Milho ou curau assado



Fiz metade da receita assim:

2 ovos
50 ml de leite desnatado(eu costumo usar leite de coco light, mas fiquei com dó de abrir uma garrafinha, já que vou viajar)
1 colher(sobremesa) de cream cheese ou requeijão
80 gramas do bagaço das cenouras
2 colheres(sopa) de adoçante(ao ao seu gosto)
essência de milho verde( a gosto)
1 colher(sobremesa) de fermento em pó

Bata no liquidificador e asse em forminhas de cup cake por cerca de 30 minutos ou até  assar. Sirva salpicado com canela em pó.

Dica: Observe a massa e coloque mais ou menos leite ou bagaço de acordo com a consistência. A massa deve ficar bem cremosa, grossinha. Use o bagaço  para incrementar o mingau de aveia, ou para fazer um falso curau cremoso com amido, leite líquido e essência de milho, fica boommmmm.

Eu ainda tenho bagaço das minhas cenouras, mas o que  vou fazer com ele, é assunto para uma outra postagem, rs. Mil bjux bjux e excelente Páscoa.



Ps: Desculpe pelo post grande, :)



Nenhum comentário:

Postar um comentário