quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Doce de Iogurte com Geléia de chia



A receita de hoje foi improviso de última hora, não que não estivesse em meus planos deixá-la aqui no blog para vocês, mas ainda não era a vez dela, rs. Vou te contar o motivo, rs. Eu preparei um iogurte caseiro para fazer uma outra receitinha, mas hoje cheguei em casa em horário avançado para o almoço, e qual não foi minha surpresa quando quase junto comigo,  me chega uma visitinha, rs. O almoço foi fácil, sempre tenho algo congelado ou adiantado, mas de sobremesa, só mesmo a geléia de chia que tinha preparado de véspera. Lembrei do meu iogurte caseiro e do leite condensado fake, que é outro ingrediente da receita que eu planejava(planejo ainda) fazer. Não pensei duas vezes e preparei o doce de iogurte que normalmente eu sirvo com morangos, mas que na falta deles, também ficou muito bom com a geléia de chia que eu aprendi com a Carol Guimarães do @saboridades. Para fazer o doce de iogurte, eu também lancei mão do leite condensado*** que eu ensinei aqui, mas dá para improvisar também, você vai ver.

                                                                     Bjux Bjux



Doce de Iogurte

Ingredientes da receita completa:
(eu fiz metade da receita)

2 colheres de sopa de leite em pó desnatado
2 litros de leite
1 xícara de chá de iogurte natural desnatado
1 1/2 xícara de leite condensado fake

Dissolva o leite em pó no leite e leve ao fogo médio até levantar fervura. Desligue, despeje o leite ainda quente em recipiente e misture o iogurte com uma colher. Cubra com papel-filme e deixe descansar por 8 horas ou até que fique levemente firme. Transfira para um saco de pano limpo e deixe escorrer por umas 3 horas (Eu deixei mais tempo para obter um iogurte bem grosso)




Coloque em uma vasilha e misture o leite condensado. Em taças individuais, faça camadas de iogurte e geléia de chia(ou morangos, a depender da sua fase na dieta). Leve a geladeira por 2 horas ou até a hora de servir.
Dica: Se você não quiser fazer o LCF***, você pode colocar o leite em pó e adoçante ao seu gosto.
Também pode usar o iogurte caseiro que você já está habituada fazer.



Você também pode fazer mini suspiros para decorar o seu doce.





Bata 1 clara em ponto de neve, adicione 3 sachês de adoçante sucralose(para mim só dá certo com ele), gotas de essência de limão e coloque em um saco de confeitar ou distribua as colheradas numa forma levemente untada, e coberta por papel manteiga. Leve ao forno aquecido a 180°, até que dourem levemente. Retire do forno e aguarde que esfriem antes de soltá-los cuidadosamente da forma. Decore seu doce de iogurte e sirva-se.




               Pronto, eu e minha visita conseguimos uma sobremesa.! 

                                                                            + bjux

Nenhum comentário:

Postar um comentário