domingo, 27 de outubro de 2013

Bolo de Chocolate com Pimenta



Mito ou verdade, fato é que, o chocolate e a pimenta são conhecidos como alimentos afrodisíacos. "Os alimentos afrodiasíacos são aqueles que estimulam o desejo sexual e ativam a circulação, aumentando a intensidade das sensações. Porém, não existe nenhuma comprovação científica a respeito desta teoria. O que se sabe somente é que alguns alimentos possuem nutrientes que desempenham papeis no bom desempenho sexual ou que devido ao seu aroma possam despertar o poder da imaginação." Nutricionista Claiza Barretta/ Univali

Não bastasse saber que o cacau, ainda mais do tipo mais puro que nós usamos, além de seu poder antioxidante, é rico em fenilalanina, um aminoácido que propicia uma sensação de bem estar e melhora da disposição, ele ainda acrescenta um sabor delicioso à nossa dieta. E a pimenta, bem como outros alimentos picantes, que são vistos como afrodisíacos por seus efeitos fisiológicos, são totalmente indicados, e se é possível consumi-la em forma de chá, também é possível incluí-la em uma receita de bolo. É hoje!!! rs
 Eu já fiz algumas receitas de bolo "gordice" acrescido da pimenta, e recentemente testei uma receita dukan de cup cake feito com pimenta, que inclusive postei no IG, mas hoje eu decidi reunir todas as receitas que eu tinha anotadas e me surpreendi ao perceber como elas estavam repetidas, rs. A gente vai vendo as publicações nas redes sociais e vai anotando aleatoriamente, dá nisso! Fiquei com muitas dúvidas em qual escolher e a escolha só se deu por falta de um ingrediente essencial para umas das receitas que eu pretendia testar. O jeito foi recorrer a minha velha e boa receitinha já gasta de tão usada, rs, mas  se você decidir testar, pode fazer com a sua receita preferida de bolo de chocolate. 

                                                                                                            Bjux Bjux



  BOLO DE CHOCOLATE COM PIMENTA

a partir do cruzeiro 
divida em 7 porções 
considere 1 tolerado por porção(receita na íntegra) 

Ingredientes:


 2 ovos(claras e gemas separadas)
 4 colheres de sopa de farelo de aveia
 2 colheres de sopa de farelo de trigo
 2 colheres de sopa de cream cheese light(Tolerado - ou requeijão zero/light, ou iogurte) 
 4 colheres de sopa de leite líquido desnatado
 2 colheres de chá de cacau em pó sem açúcar(Tolerado) 
 2 colheres de sopa(cheias) de adoçante culinário forno e fogão(uso sucralose)
 1 colher de sopa de fermento em pó
 2 colheres de café de pimenta síria(use a gosto, feita com especiarias, prevalece o sabor da canela) 

 Dica: eu uso os ovos e cream cheese em temperatura ambiente.


 Misture o cream cheese com 2 colheres de sopa de água até homogeneizar(eu sempre faço assim). Reserve. 
Numa tigela, coloque as gemas(sem película) e o adoçante, e bata com a batedeira. Misture os outros ingredientes, deixando o fermento em pó por último. Bata muito bem. Coloque o fermento e as claras batidas em ponto de neve. Misture manualmente com delicadeza. Coloque em forma de silicone e leve para assar em forno preaquecido a 180° por aproximadamente 35 minutos. 

 Enquanto seu bolo assa, faça a calda: 

 2 xícaras de leite desnatado
 2 colheres de chá de cacau em pó(Tolerado) 
1 colher de sobremesa de amido de milho(Tolerado - a calda deve engrossar levemente) 
1 colher de sopa cheia de adoçante culinário forno e fogão(a gosto) 
3 colheres de café de pimenta rosa macerada(ela não arde, mas dá sabor e acrescenta uma aroma delicioso, que aqui em casa faz confundir com aroma de cereja, rs.





Leve ao fogo os ingredientes da calda para que engrosse levemente. O ideal é que o tempo de forno de seu bolo, coincida com o tempo de cozimento da calda, assim você pode desenformar seu bolo e espalhar a calda sobre ele enquanto ainda estiver morno/quente. Coe a calda antes de espalhar sobre o bolo. Ele deve ficar afogadinho na calda para ficar bem molhadinho, por isso use uma travessa funda. Leve para gelar e sirva gelado.





Dica: No lugar da pimenta síria, pode usar a pimenta dedo de moça ou até mesmo o molho de pimenta normal, mas tem que ter cuidado porque arde um pouquinho.

                                            Por hoje é isso, espero que gostem!
                                                                                                   + bjux





Nenhum comentário:

Postar um comentário